Na última sexta (08), dia internacional da mulher, a Câmara Municipal de Pedra Lavrada (CMPL) recebeu a Enfermeira Liandra Reis para proferir uma palestra, que abordou a violência doméstica contra as mulheres lavradenses.

A idealização do evento surgiu diante da data que traz registros importantes de conquistas pelas mulheres, mas também uma data que marca novos rumos, luta pela igualdade e de combate à violência.

“Mulheres morrem todos os dias por serem mulheres e muitos munícipes acreditam que apenas mulheres fora de Pedra Lavrada sofrem violência. Ter a oportunidade de receber Liandra em uma data tão simbólica e mostrar que Pedra Lavrada também precisa debater os seus casos de violência já é um ótimo passo”, disse Cleinha Solon (PT).

No estudo realizado, o qual proporcionou a Liandra o título de graduada, conhecer e analisar histórias de vida de mulheres vítimas de violência foi o objetivo geral. Com o levantamento, os impactos que a violência trouxe foram analisados, bem como uma abordagem de possíveis enfrentamentos utilizados diante da violência.

“As formas de violência vivenciadas não diferem de mulher para mulher, tendo como principal forma de agressão à violência física, sexual e psicológica […] Que o Poder público veja a violência contra a mulher como um problema de saúde que vem a cada dia se tornando crescente”, disse Liandra.

A Vereador Cleinha Solon ainda ressaltou a necessidade em debater, conscientizar e também trabalhar o combate à violência contra a mulher, chamando a responsabilidade do Poder Legislativo quanto ao debate ser constante.

“É urgente que esta Casa busque e crie políticas públicas para o enfrentamento da violência contra a mulher no nosso município. Este mandato vem procurando fazer sua parte e é autor da Lei que obriga a divulgação do 180 (disque denúncia de violência contra a mulher), em festas e eventos de Pedra Lavrada. A conscientização é um passo importante.”, disse Cleinha.

O Poder Legislativo de Pedra Lavrada agradece a Enfermeira Liandra Reis pela disponibilidade e pela palestra, ao tempo que ressalta a importância de tornar o tema uma pauta da Casa.

Liandra Reis é especialista em Saúde da Família pela Faculdade Integrada de Patos (FIP) e Bacharela em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Cuité. Atualmente está como Coordenadora da Atenção Básica de Pedra Lavrada/PB.