Durante a sessão da Câmara de Pedra Lavrada realizada no dia 8 de maio, a vereadora Rossana Costa (União Brasil) comentou o desabafo feito por Júnior Cobiço (PDT), que havia relatado dificuldades enfrentadas por seu pai no atendimento da Unidade Mista de Saúde do município.
Rossana afirmou já ter conversado anteriormente com o vereador sobre o ocorrido e a parlamentar explicou que a conduta médica é determinante em situações de plantão e que a equipe de enfermagem depende da orientação do médico de plantão. “Se o médico não orquestra sua equipe, acaba que todos são penalizados por uma conduta equivocada”, avaliou.
Rossana também compartilhou um episódio pessoal envolvendo sua filha, que ficou aguardando regulação por mais de oito horas com um quadro grave de bronquiolite. A vereadora relatou ter feito cobranças à Secretaria de Saúde, o que resultou na substituição do médico envolvido por já ter outras queijas de outros pacientes. “A gente sofre nas mãos de um sistema que é falho. A regulação do governo do estado está deixando uma precariedade muito grande no sistema de saúde”, afirmou.
Ao final, Rossana reiterou o apoio à fala de Júnior Cobiço e destacou que, como vereadores, os parlamentares têm o papel de representar a população e cobrar soluções dos órgãos competentes. “Seu protesto é válido porque você viveu na pele. E quem não tem voz, quem não tem alguém para ajudar, padece ou morre por negligência”, concluiu.
Júnior agradeceu a fala da colega e reforçou a gravidade do problema enfrentado: “Se não lança no sistema, a tendência é descer pro sete palmo. Meu pai não está debaixo do chão por causa do conhecimento. Quem não tem, pode acontecer o pior.”